quinta-feira, outubro 26, 2006

Bollywood






Meus caros, quem não já ouviu falar de Bollywood? Chegou a altura de falar do "Hindi Cinema".Um dos cinemas mais activos do mundo, sendo que o cinema indiano, produz por ano mais filmes que a própria indústria cinematográfica americana.A produção concentra-se em Bombaim daí o nome..junção com Hollywood.As personagens cantam, falar não é com elas, é musical a toda hora, é muita coreografia, tudo com um ar de que não vai terminar nunca, dose kitsh generosa, pop que se farta,as temáticas habituais, os clichés incontornáveis, as personagens tipo,os seus cartazes coloridos, adoro os "couples, as músicas em playback, indianas voluptuosas..é para encarar com espírito de brincadeira e quanto a mim, uma boa dose de pachorra à mistura!Open mind, viva a piroseira, viva o Carnaval quando o homem quiser,intensas paixões, amores proibidos, destinos trocados, beijos molhados, olhares marotos,decotes ousados, "pais que acham que as suas filhas princesas merecem melhor", é a celebração da vida!Misteriosas mulheres, fábulas românticas, olhares descarados, sorrisos rasgados, alta tensão sexual por vezes, muito açucar, muita ousadia, santa ingenuidade!Felizmente que a tónica recente, está viráda para a infedilidade, o que proporciona cenas mais picantes e ousadas!Essa é a tendência na conservadora sociedade hindi.Vendidos em barracas com camelos à volta, estas obras primas com baixos custos, comparando com os valores que se praticam nos EUA, fazem um tremendo sucesso, os actores são elevados a deuses na Índia.Um thriller de três horas pode ter até 10 canções, com actores e actrizes dançando em cenários tão diversos como os campos idílicos de uma montanha ou as ruas de uma cidade imunda!E toda vez que a música se inicia, a cena é suspensa enquanto o herói e a heroína fazem coreografias espalhafatosas. Mas "por é que tudo tem que acabar com uma canção?" No entanto parece que a nova tendência é a mudança e a herança kitsh vai-se perdendo..Experimente Bollywood, nem que peça emprestado o DVD pirateado ao kashmir dono do restaurante Tandooriii!

3 comentários:

Xiquinho disse...

Lamb...Lamb...Chicken Tandoori. Esta indústria de grandes clássicos que muitas noites de embriaguez já nos animou. Tornou-se um clássico. Quem já experimentou a sensação de estar num restaurante indiano sob efeito da pimenta e de umas dezenas de cervejinhas depois e olhar para a tv e ver os clássicos de Bollywood? Pergunto-me sempre onde estou? De onde vim? Qual a razão da minha existência? :) É do melhor...qualidade inquestionável...está, com toda a certeza, ao nível dos nossos heróis. Tatoo, nunca serás esquecido. Qué fro?

BMe disse...

Impecável!

Tive a minha primeira experiência Bollywoodesca no indiano do Bairro Alto (aconselho vivamente que experimentem Sarapatel, de Goa).

Depois de várias jolinhas, porque as chamuças e o picante assim o ditam, olhei para a TV e vi a versão hindi da Música no coração.
Pronto. Esquece tudo! Qual Sarapatel qual Caril... Fiquei de boca aberta a olhar para o ecrã. Só desviava os olhos para pedir mais imperiais...

Fechámos o restaurante e descobrimos a fonte do ouro indiano: Martim Moniz!
É para o menino e para a menina!

Impecável!

TMF disse...

Sarapatel! Abandona-se o planeta Terra..

Experiências bollywoodescas..jolinhas e chamuças..Thanks for your Hindi comment!Have a pleasant flight!Impecável!