terça-feira, outubro 24, 2006

O maior português de sempre


O maior português de sempre sou eu. Não obstante este facto incontornável, não posso deixar passar ao lado esta iniciativa promovida pela RTP e que tanta polémica tem gerado por causa de um dos nomes sugeridos: António de Oliveira Salazar. Tenho a minha opinião formada sobre o antigo Presidente do Conselho de Ministros, como calculo que grande parte dos portuguêses também a tem. Não entendo a razão da polémica. De há uns tempos para cá, tenho notado a grande dificuldade que o nosso povo tem em lidar com os fantasmas do passado. Não é que para mim Salazar seja um fantasma, bem pelo contrário, mas entendo que muitos, e pelas mais diversas razões que não me compete questionar ou opinar, possam sentir-se intimidados ou incomodados com a lembrança de outros tempos que não os meus. A sua época já acabou. Para o bem ou para o mal já terminou e passou a fazer parte da história. E quanto ao passado e ao que é história já não há nada a fazer, a não ser reflectir sobre os factos para que se possa melhorar o futuro. Irrita-me a histeria colectiva que se cria em torno de Salazar. Ainda há uns tempos atrás, celebrava-se uma missa in memorium a António Salazar, encomendada por familiares e amigos do falecido governante. Irritou-me ver uns quantos idiotas a manifestarem-se em frente à igreja a gritar contra o Fascismo. Pois meus caros janados, tenho a dizer-vos que esta ideologia, graças a Deus, já não faz parte do nosso quotidiano e o que fizeram às portas da igreja mais não foi do que uma palhaçada e uma injúria a cidadãos que assistiam a uma missa de um familiar e de um amigo. Também em Santa Comba Dão, terra natal de António de Oliveira Salazar, houve a intenção de construir um museu sobre a vida do mesmo, ao que se levantaram inúmeras vozes de protesto. Já no que concerne à RTP, a polémica gerou-se porque o nome do ex governante foi retirado da lista de sugestões para votação no maior português de sempre. O mais cómico de tudo isto, é que Oliveira Salazar deve dar voltas no túmulo de tanto rir como um perdido. Ao fim ao cabo, voltamos aos tão criticados anos da censura que tanto caracterizou os governos de Salazar. Resultado, tanta conversa e tanta polémica e o que vai acabar por acontecer é que Salazar será das personalidades mais votadas na lista dos maiores de sempre. Se o tivessem colocado ao ínicio e não tivessem levantado mais problemas, aposto que poucos dariam por ele e outro grande português acabaria por vencer. Mas isso é só a minha opinião. Acho que chegou a altura de ignorar-mos alguns factos do passado e preocuparmo-nos mais com o nosso futuro. História é história e temos mais é que respeitá-la. Dou o exemplo da Hungria, que durante muitos anos pertenceu à União Soviética e que viveu sob as duras políticas comunistas. Com o fim da URSS, houve tendência nas antigas repúblicas para destruir os símbolos do comunismo. Compreende-se. No entanto, na Hungria, não houve destruição. E se a houve foi parcial, pois, grande parte dos símbolos que caracterizavam a era comunista, como estátuas de Lenine e de Estaline, foram retirados do centro de Budapeste e colocados num local periférico, onde podem ser visitadas por todos que queiram conhecer uma parte da história da Hungria. Exemplo, então, de um país que não teme os fantasmas do passado. Foram ignorados mas não desrespeitados.

6 comentários:

TMF disse...

Esta lista dos melhores portugueses de sempre é patética. É um verdadeiro "souk" de Marrakech, um passatempo lúdico.Quanto ao Prof. Oliveira Salazar e cito "Um povo culto é um povo infeliz". Bom, acho que está engando! Somos um povo infeliz e nem por isso culto..

TMF disse...

É isso! Um museu, bustos espalhados pela cidade, quadros e fotografias, é importante não esqueçer um passado de Fome e Miséria."40 anos de história,40 anos de atraso" que não deve ser esquecido.Dou-vos toda a razão

Xiquinho disse...

Também não é bem assim. Acho que devemos respeitar todas as ideologias e aprender com os erros do passado. Pela mesma ordem de pensamento, como não gosto de comunismo, deveria ir para a entrada da festa do avante e manifestar-me contra as atrocidades do comunismo. Irrita-me, mas não o faço.

TMF disse...

Só respondi ao comentário da desmiolada que não tem noção. O resto são factos, somente factos..esse concurso é uma paródia, sem sentido nenhum, Salazar foi um ditador, não me interessa se de esquerda, direito, ao lado ou à trave, éramos um país miserável e cheio de fome.Não me revejo em protestos absurdos e atitudes desrespeitosas só falei em factos.Uma coisa é respeitar outra coisa são factos. E contra factos não há argumentos. E como todos sabemos quais são, não os vou aqui expor, agora frases como "viva a um museu do Estado Novo" não fazem qualquer sentido.E desculpa, mas há ideologias que não são respeitáveis, como por exemplo a ideologia de Pyongyang.Quem oprime direitos, liberdades e garantias não respeita. É isso que distingue as ditaduras das democracias.tenho dito.

Xiquinho disse...

Ma fratelo, non te preocupare. Io capito tute le paroli. Ma come no? La ragazzina. Eh picola, non capite niente. Centani

Anónimo disse...

Aiiii... aprendo tanta coisa com este belogue! Gosto muito! E tenho dito.