sábado, novembro 18, 2006

Sugestão para a próxima semana

EMEL, famigerada empresa inútil de "jobs for the boys" que confiscou o espaço público, que se declarou como proprietária da via pública proclamando que, os cidadãos tinham que lhe pagar “protecção” para poderem estacionar os seus carros.

Ninguém me esclarece porque é que os JIPES não são bloqueados?
R: Os bloqueadores não conseguem bloquear rodas de jipes??

Para além do espectáculo formidável que é ver os mais "abastados" passearem-se na cidade?! de jipe, não correm qualquer risco de ser bloqueados.

Alguém me esclarece porque é que bloqueiam carros estacionados de forma correcta, e o carro que por acaso está em segunda fila, que não me deixa sair, não é bloqueado???


A EMEL é:

“A EMEL é provavelmente a empresa municipal que mais críticas, suspeitas de corrupção e reclamações dos munícipes tem suscitado, sem que tenha havido qualquer iniciativa de esclarecimento das situações apontadas.

1. Suspeitas de corrupção. Machado Rodrigues, o vereador que a criou e supervisionou até 16 de Dezembro de 2001, acabou por ser envolvido em alegadas praticas de compadrio na sua gestão. Jornais como o Público, demonstram que a EMEL é hoje em grande parte controlada por empresas de amigos e familiares deste vereador.




2. Substituição de Competências Municipais. É sabido que os serviços municipais são, na sua maior parte, ineficientes, despesistas e repletos de dirigentes e funcionários laxistas. Com a criação da EMEL pretendeu-se de uma forma expedita resolver o problema. O resultado foi substituir a lógica de funcionamento de um serviço público por a de uma empresa virada para a obtenção do lucro. O planeamento foi substituido por actuações casuísticas suscitadas pelo aparecimento de boas oportunidades de negócio. Faz-se não o que é necessário, mas o que permite obter rápidos retornos e benefícios acrescidos. O resultado é evidente em toda a cidade: Apesar dos enormes investimentos realizados na construção de parques, o estacionamento continua caótico.





3.Contas Obscuras. O lisboeta tem dificuldades em perceber os parcos números que a empresa apresenta sobre os seus resultados. Ao todo explora cerca de 30 parques ( alguns em fase de conclusão), 2 mil parquimetros correspondentes a 40 mil lugares. Apesar disto, em 2000 deu prejuízo, porque segundo os seus administradores a CML lhes sugou o dinheiro para tapar os buracos noutras empresas municipais.


4. Descoordenação entre a EMEL e a PSP. Um municipe é multado quando se esquece de pagar nas zonas parqueadas, mas outro que o faça, mesmo ao lado num passeio, passadeira para peões pode deixar lá o carro o tempo que quiser que não lhe acontece nada. Os primeiros são multados desde 1998 por funcionários da EMEL, os segundos estão a cargo da PSP que se está borrifando para a questão.


5. Arbitrariedade nos tarifários. A EMEL pratica um política arbitrária de tarifas, sem que nenhuma explicação seja dada aos municipes.



6. Exigências Disparatadas. A EMEL exige aos municipes que pretendam obter um cartão para estacionarem na sua própria rua, documentação que excedem os limites da razoabilidade. Os reclamações acumularam-se na DECO (Associação de Defesa do Consumidor)


7.Agência de Empréstimos. A expansão das competências da empresas acabaram-na por a transformar numa benemérita angariadora de empréstimos bancários a custo zero, para que os municípes possam adquirir os seus lugares em parques estacionamento da EMEL.



8.Destruição do Património. A construção desenfreada de parques de estacionamento pela cidade, não poupou o património. Na Praça da Figueira foi, por exemplo, destruído um bairro islâmico.



9. Novos Negócios. A nova área de negócio - os parques residenciais -, levanta mais do que nunca suspeitas sobre a forma a como o processo da construção destes é conduzido. "



in http://jornalpraceta.no.sapo.pt/emel1.htm



Perante esta realidade..


http://100-stress.blogspot.com/2006/10/como-dar-trabalho-emel.html

Pelos carros que excederam o tempo de estacionamento em 10 minutos!! e que os proprietários esperaram 2horas para os verem desbloqueados..e em relação ao autocarro que poucos metros mais à frente, estacionado em 5.ª fila cria um engarrafamento descomunal até aos cabos de ávila e NADA..vamos "fritar" o miolinho dos fiscais!

1 comentário:

Xiquinho disse...

Lembrei-me de um episódio antigo do Gato Fedorento em que o funcionário da emel ganhava o titulo de "O homem mais odioso do mundo". São doentios...é o trabalho ideal pra quem não gosta de fazer nenhum...coçar a tomatada e receber dinheiro do alheio. e aqueles bonezinhos??? só apetece bater.