quarta-feira, dezembro 27, 2006

Explosão mata 200 pessoas-Nigeria


Incêndio de um oleoduto provocado por vândalos em Lagos, a maior cidade da Nigéria, matou pelo menos 200 pessoas e deixou 300 feridos esta terça-feira.No fim da tarde, os bombeiros conseguiram apagar as chamas que começou cedo, num bairro populoso de Abule Egba, zona norte de Lagos.

O cheiro a gasóleo, persistente, levou a policia a recomendar às pessoas que abandonassem o local.Testemunhas disseram ter visto homens não identificados chegar cedo para roubar
combustível em caminhão-tanque. A explosão aconteceu logo depois, quando os moradores do bairro estavam a roubar combustível para revender.No inicio da manhã, especulava-se que 500 pessoas poderiam ter morrido na explosão. Oficiais do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), contudo, afirmaram que o número de mortos já chegou a 200 e continua aumentando. "Só podemos reconhecer os corpos pelos crânios. Os corpos estão espalhados pelo chão", afirmou um funcionário do CICV.Segundo testemunhas, o oleoduto rompeu-se por volta da meia-noite de ontem, e algumas pessoas roubaram parte do combustível durante horas, em recipientes plásticos.É comum na Nigéria o desvio de combustíveis refinados carregados por oleodutos. Em Maio, mais de 150 pessoas morreram numa explosão similar em Lagos. A Nigéria é um grande produtor de petróleo africano, mas a corrupção, a pouca capacidade de refinamento dos materiais e problemas de gestão, costumam deixar a população sem combustível para seus veículos.

1 comentário:

Xiquinho disse...

É o que dá querer roubar petróleo com pauzinhos e uma garrafa de coca-cola. E dps ainda dizem que "os Deuses devem estar loucos". Ao menos Mr. Danger rouba com style.