segunda-feira, maio 07, 2007

Empurrar o carro

Calculo que poucos conheçam a sensação de empurrar um carro. Digo poucos porque, nos dias de hoje, é quase impensável imaginar, sequer, que estas máquinas que nos transportam frenéticamente de um ponto A para um ponto B, possam falhar. Ainda por cima, criaram-se facilidades que antes não existiam, como a assistência em viagem. Se temos um furo, cai-se no ridiculo de ligar para o número verde que temos no canto superior direito do pára-brisas para pedir socorro à "Marta." No meu tempo não era assim. Sei bem o que é empurrar uma viatura e trocar um pneu. Talvez porque lá em casa ninguém se endividava para comprar automóveis ou porque havia coisas mais interessantes onde gastar o dinheiro, alguns dos carros que por lá passavam eram grandes máquinas, mas fatigadas pelo uso excessivo. Quantas e quantas vezes tinha-mos que empurrar o "Carpol" ou mudar um pneumático. O que nos ria-mos. Fiquei instruído, ora pois. E já mais grandinho, não só mudei os meus como também já salvei amigos de situações embaraçosas, como por a namorada a trocar o pneu por não saber (esta é para ti Bruno). Nos últimos tempos tenho recordado estes dias da infância. O carro simplesmente não pega. Mas é uma boa sensação. Luto com a máquina. Parto do princípio que sou mais inteligente e que vou vencer a batalha. Após 30 minutos, continua a não querer funcionar. Tenho, então, que o empurrar. Mas como está entre dois carros, arregaço as mangas e manobro-o manualmente até que chegue ao meio da rua. Ligo a ignição, ponho em ponto morto, começo a empurrar até que ganhe uma velocidade considerável. Salto para a viatura e, com rapidez e precisão, engato segunda, largo a embreagem, ele engasga-se e...voilá, funciona. Voltando ao início: a sensação de empurrrar um carro...fantástica! Venci a máquina, venci o desespero que passei durante largos minutos, sou o maior. No meio deste filme todo, o pior mesmo foi ver as pessoas a olhar para mim. Como nunca lhes aconteceu, olham com aquele misto de pena e vontade de ajudar, mas..."desenrasca-te meu!" E olham, comentam, como se fosse um criminoso. E para vocês que ficaram a olhar para mim feito parvos em vez de darem uma mãozinha enquanto me matava a empurrar o carro num parque de terra das praias da Costa..."tudo de bom!"

8 comentários:

Maria Brandão disse...

Pois, nunca tivemos a "cultura do carro" lá em casa. Sp foi, apenas, um meio de transporte e por isso sp empurrámos bastante LOL Mas já merecias um carrito novo ;)

Anónimo disse...

Ora muito boa noite. Cá estou eu de volta, ao fim de uns dias (quem sabe até 1 mes), para comentar de novo este blog.
Não pude deixar de comentar este post fantastico. Tou msm a ver a cena linda: Xico em braço de ferro com o Opel Corsa cinza... Digno de se ver! Como é óbvio ganhou ele (pois claro está que nem dúvidas há!)...
Só por curiosidade, o Bruno a que te referes no post é o nosso Bunho? Não me digas que a Pipa teve que lhe mudar o pneu?!!?!?!?!? Essa sim, eu pagava para ver... E já agora, foi do Smart ou do CRV?
Keep going with the blog. Bjocas Margarida

Xiquinho disse...

Grazie Margarita. Não é cinza, é preto. Sim sim, o nosso Bruno. Sabes como é...aquelas mãos. CRV

Continua a aparecer. Sempre benvenuta. Bjs

Xiquinho disse...

Tá quase maninha. Há de ser com o aumento. Baci

Anónimo disse...

Cinza ou preto, qual a diferença! O que interessa é que é TEU e é um Opel Corsa lol Essa informação sobre o Bunho vai valer milhoes ;) Gratos pela informação lol (como eu gostava de ter visto isso lol) Beijos Margarida

Bruno Correia disse...

Amigo Xico,relembro que isto foi um equivoco. Passaste no local certo à hora errada...Eu estava era a ensinar-lhe como se fazia! Mas fico agradecido pela inclusão do meu nome no blog...Abraço

TMF disse...

Meu tu e a tua relação com os bólides..
Não te ponhas com ideias, o Opel corsário é uma "granda "machine!!De qualquer forma por: 75 Euros mês, garanto-te que deixas de empurrar, rastejar por baixo dele, e mais importante: deixas de cantar!
Abraço

Anónimo disse...

isso ja nao vai acontecer mais agora com oteu "porsche" novo