terça-feira, novembro 28, 2006

E continuamos a ser enxovalhados...


Os preços do petróleo atingiram o seu máximo histórico em Julho de 2006. No entanto, e passados quatro meses, o valor do ouro negro já baixou 28%. Significa isto que o custo do barril de crude passou de 78,40 USD para 59 USD. Boas notícias para o consumidor, correcto? Não será bem assim. São boas notícias para alguns consumidores, menos para os açorianos. Isto porque no dia (hoje) em que é anunciada mais uma descida do petróleo, o Governo anúncia alegremente uma subida de 20 Euros nas tarifas de avião entre os Açores e o Continente. Como se já pagassemos pouco, entenderam os socialistas que "mais nunca é demais" e que deveríamos passar a pagar mais 20 euritos por passagem aérea. Falando em números reais, significa que passaremos a pagar cerca de 260 Euros por bilhete de avião. Amigos do Continente, têm que começar a fazer uma "vaquinha" para ver se o Xiquinho os visita. É que com preços desses... E o mais engraçado é que esta subida de 20 Euros anunciada pelo governo, teve como justificação, e passo a citar, "uma taxa adicional devido ao aumento do preço dos combustíveis". Enfim! Os açorianos continuam a ser enxovalhados pelo governo socialista. Até já se fala num aumento do I.V.A. E porque não? Já agora! Já que pagamos brutalidades sobre produtos que aqui chegam. Pagar mais qualquer coisinha... Mas a coisa não anda mal só pelos Açores. O discurso eleitoral do senhor Primeiro Ministro, que muito nos encantou, já era. Novamente, ouço falar em co-inceneração lá prós lados da Serra da Arrábida e o Ministro Mário Lino anúncia, a espumar da boca como um Boxer, que a Portela vai expandir-se nos próximos 7 anos, que se vão gastar alguns milhões de Euros e que depois disso destroi-se tudo e constroi-se a OTA. Claro que, e mais espumava ainda, referiu que o atraso é por culpa de governos anteriores. Pois digo que este Governo está pela hora da morte, que são todos uma cambada de aldrabões e uns fala barato. Claro que no meio desta salganhada toda, não queria esquecer de referir a vida triste do Major Valentím Loureiro e do Narciso Miranda, que, coitados, têm cartões de crédito com plafond de 1250 Euros para despesas de representação por serem Administradores não executivos da Metro Porto, quando uma grande parte dos portugueses recebe um salário mínimo que não chega aos 400 Euros, e os elogios do Presidente da República ao governo socialista. E quanta palmadinha nas costas! Desceu muitos pontos na minha consideração, já para não falar na crise que criou no partido que o apoiou. Da maneira que as coisas vão, com Portugal a bater no fundo, começo a olhar com outros olhos para D. Duarte de Bragança. Não sei!!! Apetece-me.

3 comentários:

Maria Brandão disse...

Dá-lhe com força, xiquinho!!! Agora, o D. Duarte? Bolas, entre um e outro, venha o diabo e escolha.

TMF disse...

Percebo os teus pontos de vista insulares..apesar de não identificares as causas e os porquês do aumento.

Se é justo em termos comparativos com outras situações e até mesmo outros arquipélagos? Provavelmente não.

Agora, sociais democratas ..que simplesmente são contra-governo pela cor, acrescenta uma mão cheia de nada...F´icaaaa!

Boa obé!..

Xiquinho disse...

Gialo:

O aumento, como foi sugerido pelo Governo, ficou a dever-se ao aumento do preço do petróleo, o que é estranho quando a tendência é para baixar. Estes aumentos acontecem pq enquanto a situação for de monopólio não temos hipoteses.

Maninha:

Na República gasta-se como nunca. Os políticos, rosas e laranjas, chamaram a si o papel de monarcas. Esqueceram o significado da Res Publica - Coisa Pública e passaram a tomá-la como sua. Gasta-se sem dó e piedade e somos nós que o sentimos na pele. Sendo assim, prefiro D. Duarte. Até pode ter cara de palhoco, mas não os avalio pelas caras mas sim pelas atitudes. E este ao menos tem uma atitude decente.

F'ica:

Bom... para ti o meu reino, a minha corte da ilha verde, as minhas centenas de cabeças de gado, a minha coudelaria...é tudo teu.